Vai se mudar? Que tal fazer uma boa ação? Aqui você confere onde e como fazer a doação de móveis usados. Afinal, esse é um ótimo momento para renovar sua mobília e ajudar o próximo. Leia as próximas linhas!
Onde fazer a doação de móveis usados
Para começar, existe uma infinidade de lugares que aceitam doações de móveis usados. Muitos deles, inclusive, oferecem serviço de coleta direto em casa, sendo necessário apenas combinar dia e hora com a organização.
Tenha a consciência de doar apenas aqueles itens que ainda estão em bom estado e que poderão ser reutilizados ou vendidos para arrecadar fundos.
Nesse ínterim, é possível que você doe seus objetos usados para diversas instituições, como:
- Asilos;
- Orfanatos;
- Brechós solidários;
- Associações de moradores de áreas carentes;
- Organizações Não-Governamentais de apoio a pessoas em situações de risco, como o Exército da Salvação;
- Bazares beneficentes;
- Institutos de voluntariado e de apoio, entre outros.
Entretanto, lembre-se ainda que vale a pena pesquisar na internet pessoas próximas de você que estejam passando por dificuldades ou precisem desse tipo de doação.
Em muitos lugares, enchentes e outros desastres acabam prejudicando moradores e a doação de móveis usados direto para eles também é uma excelente opção.
Da mesma maneira, verifique regiões carentes próximo de você que também possam ser beneficiadas pelo seu “desapego”.
Como fazer a doação
O processo de doação em si é muito simples, visto que a única preocupação necessária é com a escolha de para onde eles serão oferecidos.
Primeiramente, procure fazer uma visita ao local e conversar com os responsáveis. Posteriormente, conheça o projeto e veja o destino da doação de móveis usados.
Logo que for feita a decisão, combine o dia e hora da coleta ou entrega, de forma que não atrapalhe sua mudança e nem seu conforto antes dela.
Por fim, procure manter contato com a instituição. Assim, você poderá fazer doações de outros itens ou até financeira, caso se sinta conectado já na casa nova.