O checklist da mudança empresarial é fundamental para evitar muito estresse e dor de cabeça. Afinal, mudar o local da sua empresa é tão trabalhoso quanto a empreitada rumo a um novo lar doce lar. Veja o que precisa ter no seu para não esquecer de nada!
Checklist da mudança empresarial – Item 1: contrate uma empresa especializada
O primeiro item do seu checklist da mudança empresarial é o mais importante. Contrate uma empresa especializada em transportes comerciais e nem pense em fazer isso sozinho.
Eles saberão exatamente como montar e desmontar móveis, embalá-los e protegê-los até o novo endereço. Da mesma maneira, transportadoras especializadas também fornecem serviços especiais para proteção de equipamentos e até documentos. Outro ponto é a identificação das caixas e volumes, que eles também já farão da forma certa.
Checklist da mudança empresarial: o que não pode faltar
Além da contratação da transportadora, existem outros cuidados essenciais que precisam estar no seu checklist da mudança empresarial. Os principais são:
1) Determinar o funcionário responsável
Em primeiro lugar, estabeleça quem irá acompanhar a mudança e faça uma reunião com essa pessoa para organizar todos os detalhes.
2) Avisar aos dois prédios sobre o dia da mudança
Da mesma maneira, é preciso avisar ao prédio atual e ao novo sobre sua saída e chegada. Assim, toda a estrutura necessária, fornecida pelo local, estará disponível. Além disso, com essa comunicação, você poderá acertar dias e horários permitidos para agendar com a empresa de transporte.
3) Comunicar os colaboradores deve estar no checklist da mudança empresarial
Comunique a todos sobre a mudança de endereço com antecedência, assim como, fale sobre a data limite para que eles organizem seus pertences. Lembre-se que você ou a transportadora precisará fornecer as caixas de papelão antecipadamente.
4) Combine desinstalações e cancele ou transfira serviços
Tão importante quanto os pontos acima, está a necessidade de desinstalar equipamentos, como ar-condicionado e computadores. Agende o dia em que deve ser feito para não prejudicar as atividades da empresa. No checklist da mudança empresarial também precisa estar o cancelamento dos serviços que não serão transferidos para o novo endereço e o agendamento da transferência daqueles que vão permanecer.
5) Separe o que não deve ir na transportadora
Por fim, itens de alto valor ou estratégicos para a sua companhia não devem ser levados pela transportadora. Você deve se responsabilizar pelo transporte deles. Isso vale para dinheiro, joias e eletrônicos portáteis, como câmeras fotográficas e de filmagem, entre outros. Portanto, cada funcionário deve fazer o mesmo com os seus pertences de valor.