Embalar sofá para mudança é mais simples do que parece. Embora esse seja um móvel grande e que muitas pessoas pensam que dá trabalho, a realidade não é bem assim. O cuidado primordial está na proteção do estofado para que ele não acabe o transporte rasgado, sujo ou manchado. Veja o que fazer!
Preparando para embalar sofá para mudança
O primeiro passo é remover as partes soltas. Mesmo que seja mais comum encontrar modelos de sofá com assentos fixos, em muitos móveis ele ainda é removível. Se for o seu caso, tire-os e enrole-os com plástico-bolha.
Outro cuidado nesse ponto é, se o sofá for em “L” ou for de muitos lugares, procure desmontar. Assim, ficará mais fácil de carregá-lo. Os pés, caso tenha e sejam removíveis, também devem ser retirados.
Como embalar
Da mesma forma, para embalar sofá para mudança da maneira certa é preciso usar plástico-bolha, sacos de lixo grandes abertos, mantas ou plástico grosso. A melhor opção ainda é o plástico-bolha, pois por sua estrutura acolchoada ele ajuda a dar uma proteção extra.
O ideal é passar duas camadas dele em toda a extensão do móvel e fixar com fita adesiva. Além disso, caso o sofá tenha pés fixos, proteja-os separadamente, envolvendo-os de forma individual com esse material.
A proteção deve ser passada por toda a área externa, inclusive na parte de baixo, a base do móvel. Afinal, é ela que servirá de apoio para o item no caminhão. Uma das vantagens desse material para embalar sofá para mudança é que ele também protege da umidade, evitando que o estofado seja danificado.
Precisa de algum cuidado extra para embalar sofá para mudança?
É bom que você saiba que em alguns casos é sim necessário ter outros cuidados. Confira:
- O uso de mantas ou de outros tipos de plástico é bem-vindo, especialmente se o móvel for levado junto com outros itens ou em caminhão aberto;
- Se o trajeto for longo, também é recomendada a proteção com outros materiais, além da amarração do móvel com cordas, independente da distância. Em destinos mais longínquos e dependendo das condições da estrada, o móvel pode “correr” dentro do transporte, se danificar ou estragar outros pertences.
Por fim, muitas empresas de transporte possuem equipe especializada para esse tipo de serviço. Caso não se sinta à vontade para fazer por conta própria, vale a pena cotar. Afinal, o prejuízo sem embalar sofá para mudança da forma certa pode ser muito maior.