Hoje é dia de falar sobre como embalar o fogão para mudança. Afinal, esse é um dos últimos eletrodomésticos a serem desmontados e retirados da casa antiga. Porém, um dos que mais exigem cuidado para não ser danificado. Veja um passo a passo do que fazer.
Ah, o processo abaixo também é válido para os fogões cooktop, que ganham cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
Passo 1) Retire as partes móveis antes de embalar fogão para mudança
Primeiramente, lembre-se de remover tudo o que é móvel. Incluem-se aí as grades, bocas do fogão, queimadores e tampas. Depois, verifique se dentro do forno existe alguma peça que deva ser removida para que não bata no vidro durante o transporte. Essas pancadas são as maiores causas de quebra de objetos no trajeto.
Essas peças devem ser embaladas em plástico-bolha e fita e guardadas em uma caixa separada e identificada.
Passo 2) Proteja com plástico-bolha
Em segundo lugar, use plástico-bolha para embalar fogão para mudança. Ele deve ser fixado com fita especialmente nas seguintes partes:
- Pés;
- Vidro da tampa;
- Mesa do fogão;
- Porta do forno;
- Parte traseira do eletro.
Justamente por ser um objeto grande, ele não será embalado em caixas de papelão, sendo carregado direto para o caminhão. Por isso, é essencial que você proteja-o em toda a extensão e área externa com o plástico-bolha também. Passe mais de uma camada em cada região, reforçando a proteção nas partes mais frágeis.
Passo 3) Envolva com manta para embalar fogão para mudança
Por fim, como esse é um eletrodoméstico que não pode ser desmontado completamente, é preciso dar uma proteção extra ao pertence no trajeto. Por conta disso, simultaneamente ao plástico-bolha, você deve envolver o objeto com uma manta ou tecido acolchoado.
Essa embalagem protetora pode ser feita já dentro do caminhão da mudança. Além disso, peça a transportadora que amarre a manta ou tecido com uma corda, evitando que saia do lugar o eletro e a proteção.
Caso queira dar ainda mais segurança às partes que amassam ou quebram, você poderá usar também o isopor. Ele é ótimo especialmente para quinas, pontas, áreas de metal mais fino e vidro.